22 de maio de 2008

A cenoura, o ovo e...

A Cenoura, O Ovo e O Café.
Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela no seu casamento, com seus filhos.
Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater.
Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um cozinheiro muito conhecido, levou-a até a cozinha dele.
Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, a água começou a ferver.
Numa, ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A moça, com suspiros esperava impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.
Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela.
Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara.
Virando-se para ela, perguntou:- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.
Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.
Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
Então ela perguntou humildemente:
- O que isto significa, pai?Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível...mas depois de ter sido submetida
à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Como ela deveria fazer em certas ocasiões, por exemplo: um filho quebra um brinquedinho comprado com sacrifício ou até ganho de alguém. Quebrou? Se você bater nele, gritar, descabelar-se adiantará de alguma coisa? As palavras harmoniosas valem mais que surras, por exemplo: que pena que você o quebrou, poderia agora estar brincando com ele, não é?
E os ovos ? Sua casca fina protegia o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo,
seu interior se tornou mais rijo. Como ela deveria em certas ocasiões agir como por exemplo: quando há falta de dinheiro, desemprego, falta de assistência médica não adianta ficar esmurrando a porta do hospital ou dar um tiro no ex- patrão pois demonstra fragilidade mas sim partir para a luta, tornar-se mais rija.
O pó de café, contudo, era incomparável.
Depois que fora colocado na água fervente, ele não se alterara e havia mudado a água.
Como você pode por exemplo numa casa simples transformá-la num lar de paz,
harmonia, com uma latinha e algumas flores do quintal apresentar essa harmonia para o companheiro que chega cansado. O companheiro abandonou-a? Mostre sua fé e serenidade para seus filhinhos assim:
- que a roupa deles, embora antiga, surrada, esteja sempre limpinha;
- a comida sempre feita com carinho, você poderá confeccioná-la cantando para que recebam , os que vão comer dela suas boas vibrações, ou, sua negatividade que
(acredite!) - os fará doentes
- a casa varrida, a poeira retirada etc, etc
Cante! Vibre! Vigie!
Qual deles é você?
- ele perguntou à sua filha. Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?

Não...

Não Estrague seu Dia...
Luiz & Francisco Cândido
A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida.
A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará a ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.

21 de maio de 2008

Maneiras de dizer...

MANEIRAS DE DIZER AS COISAS
Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.- Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho.- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.- Mas que insolente – gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer...Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se.Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta.Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos.Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho.E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento.Importante mesmo, é ter sempre em mente que o que fará diferença é a maneira de dizer as coisas...
Autor desconhecido

O Samurai

O Samurai idoso
Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que adorava ensinar sua filosofia para os jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos contra-atacava com velocidade fulminante.
O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. E, conhecendo a reputação do velho samurai, estava ali para derrotá-lo, aumentando sua fama de vencedor.
Todos os estudantes manifestaram-se contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos - ofendeu inclusive seus ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato do mestre ter aceito tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: Como o senhor pode suportar tanta indignidade ?Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente ? - perguntou o velho samurai.- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos. - O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.